Compartilhe
Guabiruba

Festa da cultura italiana reúne cerca de 2 mil pessoas

Publicado em 19/03/2019 às 10:35 - Atualizado em 20/03/2019 às 11:58

Na sua 9ª edição, a Festa Italiana de Guabiruba atraiu cerca de 2 mil pessoas para o Oratório de Santo Antônio, no Lageado Alto, durante o sábado, 16 de março. Apresentações culturais, competições típicas, show da Pisa da Uva, teatro e muita música embalaram a festa mais cultural do Vale Europeu. 

De Camboriú, um ônibus com 22 pessoas esteve pela primeira vez no local. O guia de turismo, Antônio Feliski, diz que sempre procura eventos típicos na região para levar um grupo de pessoas que viaja com ele e frequenta esse tipo de festa. “Gostamos muito. Tudo nos chamou a atenção, principalmente a comida. Todos elogiaram. A música muito boa”, conta ele, que assistiu a apresentação musical da Família Paganini. 

Também pela primeira vez no evento, esteve o alemão Brend Petermann, 35 anos. Ele está passeando em Guabiruba e diz que ficou impressionado com a variedade de comida na festa. “Achei muito bonito. Quero morar aqui”, diz. Já pela quinta vez na festa, a moradora do bairro Guabiruba Sul, Valeria Rothermel, 71 anos, assistiu ao show da pisa da uva e aproveitou a gastronomia e a música do local. “Estou com a família”, comenta, acompanhada do esposo, filhos e netos. 

Organizado pela Associação Cultural Italiana de Guabiruba (ACIG), com o apoio da Prefeitura Municipal, o evento contou com a colaboração de aproximadamente 60 pessoas, as quais trabalharam de forma voluntária. O diretor administrativo da ACIG, Amilton Stedile, afirma que cada componente do grupo oferece o seu melhor e por isso o resultado sempre é positivo. “Superou nossa expectativa. Muitas pessoas vieram festejar conosco e desfrutar da cultura italiana”, pontua. 

Para a presidente da Associação Visite Guabiruba (AVIGUA), Rosemari Glatz, que tem acompanhado as últimas edições, esta foi de sucesso. “É uma festa de família e de raiz. Aqui encontramos pessoas não só de Guabiruba e Brusque, mas de outros lugares. Encontramos conhecidos de Blumenau. Estavam em Brusque, souberam da festa e vieram para cá. Acharam um pouco longe, mas a estrada estava boa e a sinalização também”, comenta. 

O diretor de Turismo de Guabiruba, Andrei Muller, reforça a forte identidade cultural da festa. “Ela retrata a vivencia dos primeiros imigrantes e a partir do momento que se trabalha com a identidade da cultura, envolve-se a comunidade, atraindo tuiristas para a cidade e para o evento”, ressalta. 

Entre o público que passou pela festa estava o prefeito, Matias Koher, vice Valmir Zirke, presidente da Câmara Municipal, Rosita Kohler e deputado estadual Laercio Schuster.

Assessoria de imprensa da prefeitura de Guabiruba.

 


Rua Alberto Stein, 466, Bairro Velha, Blumenau - SC
CEP: 89036-200