Compartilhe

Benedito Novo apresenta experiência exitosa a Marcha a Brasília

Publicado em 11/04/2019 às 10:23 - Atualizado em 11/04/2019 às 10:32

Na tarde do dia 9 de abril, o prefeito de Benedito Novo, Jean Michel Grundmann, apresentou a gestores públicos de várias regiões do país a cooperação internacional do município em programa da União Europeia. A exposição aconteceu durante a programação da XXII Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, na capital federal.

Desde 2017, depois de um processo de concorrência em que Benedito Novo foi selecionado, a cooperação permite a troca de experiências entre o município e Alba Iulia, cidade romena. “Este intercâmbio com cidades parceiras da Europa é um avanço não só para Benedito Novo, mas para toda a região. Estamos trocando experiências nas áreas de turismo, resíduos sólidos, mobilidade urbana e demais especificidades locais”, explicou o prefeito Jean.

Benedito Novo foi selecionado no Programa Internacional de Cooperação Urbana (IUC), promovido pela União Europeia, que prevê a capacitação técnica entre municípios do continente europeu com a América Latina e Caribe pelos próximos três anos.

Desde então, Benedito Novo já recebeu a visita de gestores públicos da cidade romena e, agora em maio, uma comitiva do município embarca para a Romênia, a fim de conhecer experiências lá em cultura, turismo e desenvolvimento urbano.

Sobre o Programa

O Programa Internacional de Cooperação Urbana (IUC) visa habilitar cidades em diferentes regiões do mundo a se conectarem e a compartilharem soluções para problemas em comum de desenvolvimento urbano sustentável.

Financiadas pela União Europeia, as atividades do IUC darão suporte ao atingimento de objetivos políticos tanto a nível local quanto relacionados a importantes acordos internacionais sobre desenvolvimento urbano e mudanças climáticas, como a Agenda Urbana, os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e o Acordo de Paris.

Michele Prada, Ascom AMMVI.


Rua Alberto Stein, 466, Bairro Velha, Blumenau - SC
CEP: 89036-200